quinta-feira, fevereiro 28, 2008

3º dia

04/02/08

Acordamos antes do serviço de despertador. Tomamos banho, arrumamos as malas e fomos tomar café. Para mim, as únicas coisas comestíveis eram as bananas e as torradas. E nisso se resumiu meu café da manhã.
Às 10h começamos nosso tour por Delhi. A primeira parada foi na parte velha, na maior mesquita no país, construída em 1650: Jamma Mosque. No caminho vimos o Red Fort que foi construído pelo Shah Jehan, o mesmo que fez o Taj Mahal. Ele, porém, estava fechado por ser 2ª feira.
Em seguida fomos ao Raj Ghat. Parecia que tínhamos saído do caos urbano de buzinas constantes. Aliás, acho que indiano usa buzina para pedir licença, para dar licença, para não dar licença, para qualquer outro motivo e quando não tem motivo também.
Porém, chegamos onde o silêncio imperava. A entrada é cheia de árvores e, em volta, há um grande parque. Um oásis!
Na entrada, a exemplo do Jamma, tiramos nossos sapatos e, nesse caso, dávamos uma gorjeta de 20Rs. Entrando, pudemos ver onde Gandhi foi cremado. Há uma música instrumental de fundo...
Nas paredes, frases de Gandhi; no lugar, turistas, guias e estudantes...
Voltamos para a fervilhante rua e seguimos para Humayun´s Tomb, na New Delhi. É igual ao Taj, porém, feito de pedras vermelhas. Decididamente uma bela prévia do que veríamos em Agra.
Às 13h30 fomos almoçar. Comemos queijo qualho no espeto, vegetables mixed, garlic naan (um pãozinho bem gostoso) e arroz branco. Tudo excessivamente condimentado; a marca da Índia.
O prato das duas com refrigerante ficou em Rs780,00.
Seguimos e, do carro, pudemos ver o prédio do governo. Descemos uns 3 min para tirar foto. O Lula esteve ali há pouco tempo.
Enfim, o último ponto. E foi fantástico! Um templo hindu simplesmente lindo chamado Laxmi Narian !!!! Feito de uma arquitetura única que sequer sei definir se é nova ou antiga, não me atrevo a posicioná-lo no tempo. São vários ambientes, às vezes mais isolados, outrora conectados, onde vários deuses são representados e, por eles, reverenciados. Infelizmente não podia tirar foto lá dentro... fica na memória...
Novamente calçadas fomos sacar dinheiro.
O guia , então, resolve nos levar para fazer compras em um lugar que ele diz ser do governo. (oportuno não?) O vendedor que me atendeu não tinha traços típicos embora fosse descendente de indianos. Era muito bonito. Fiquei conversando com ele enquanto minha irmã olhava um monte de coisas... Ele gosta do futebol brasileiro e de nossas praias. Depois, começou a fazer propaganda da Kashimira, sua região de origem. Disse que é mto bonita e que, inclusive, eu pareço com as pessoas de lá. Acho que essa parte era kaô ! rsrsrs
Seguimos, então, para a estação de trem para pegarmos nosso Mewar Express com destino a Udaipur, no Rajasthan. Passaríamos toda à noite viajando...
Chegamos às 18h34, identificamos a plataforma (7) e seguimos em sua direção. No caminho, uma cena inusitada: presidiários sendo transportados. Era uma corda onde as algemas se prendiam e, atrás, homens armados com um tipo de espingarda!
(...)
Nosso nome estava na porta do trem. Dentro da cabine um sul coreano que viajava para Gota a trabalho. Como é para a construção de uma ponte, penso que ele seja engenheiro.
Estávamos na 1ª classe, mas as fotos falam melhor.... O banheiro sim, merece descrições: um tem o vaso como os nossos; sem papel e indo direto para o chão. O outro é turco, onde você agacha e relaxa!Serviu para me lembrar que estávamos na INCREDIBLE ÍNDIA !

Laxmi Narian

Trem



quarta-feira, fevereiro 27, 2008

2º Dia

03/02/2008

Depois de 10h de vôo, chegamos a Paris. Para variar não consegui pregar o olho.
Já na saída do avião, pudemos sentir o frio parisiense: -1ºC.
Tivemos que pegar um ônibus interno para seguir para o próximo terminal: 2E. Conhecemos então a Aline; uma brasileira de SP que viajava a trabalho por uma semana em Délhi. Passamos todas pela polícia federal e ficamos esperando para embarcar no vôo de 9h que nos levaria a capital indiana.
Nesse momento começamos a ter mais contato com a língua, roupas e características do país; roupas coloridas e diferentes para pessoas monocromáticas e iguais.
Embarcamos e aqui sim, consegui cochilar.
(...)
Chegamos em Délhi às 11 da noite e um cansaço só! Passamos pela polícia depois de esperar em uma fila imensa. É que a maioria dos vôos internacionais chega naquele horário para evitar o trânsito diário. Daí dá pra se ter uma prévia do que é a cidade com mais de 20 milhões de habitantes!
Fomos para a esteira e nada das malas aparecerem. Percebi então que estavam segregando algumas em um canto. Quando fui olhar, encontrei uma minha e a da Aline. Faltavam ainda as duas mochilas e ficamos esperando até a esteira parar.
Entramos na fila de reclamações de extravio de bagagem e, enquanto esperávamos, assistíamos um pocket show de 2 européias q tinham ficado sem uma das bagagens.
Resolvi voltar para a parte de “segregação de malas” perdidas e/ou abandonadas impressionada com a quantidade e eis que avisto a beirinha da mala da Clá dentro de um saco da Air France e um outro saco completamente fechado ao seu lado.
Olhei a identificação e era a minha. Simplesmente a “oferecedora de estadia no Rio” empacotara nossas malas sem nos avisar e eu só descobri porque a da Clá estava mal fechada!
Saímos do aeroporto e tinha um representante da operadora que contratamos nos esperando.( Recomenda-se que se chegue a Índia com a locomoção e hotel definidos para o primeiro dia. ) Era um sirk charmoso com seu turbante preto.
Trocamos USD 100,00 e fomos para o hotel em um confortável carro asiático. Ele ficava em uma rua sem asfalto e feia. Entramos e fomos tomar banho para dormir. O dia seguinte começaria às 8h30.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Dia 1

Rio, 02 de fevereiro de 2008

São pouco mais de 18h. Eu e Clá estamos no vôo 455 da Air France com destino a Paris. É só a primeira parte dessa grande viagem.
Partimos para a Índia e Nepal com as impressões diferentes de diferentes pessoas. Confesso que eu, particularmente, um pouco impressionada e incapaz de concluir coisa alguma. Ou seja, é ir pra ver, cheirar, viver e sentir.
Porém, já no aeroporto do Rio há o que se comentar.
Dirigimos-nos para o check in e a moça da cia. aérea nos pergunta se queremos viajar com mais moeda. Agradecemos e dissemos que não achando que ela queria vender dólares ou euros. Ela insiste dizendo que ainda ganharíamos uma diária no hotel do Rio e viajaríamos no outro dia. Desconverso e pergunto se há lugar no 2 º andar do avião. Ela diz que sim; para o dia seguinte. Respondo com um não mais convincente e ela desiste da proposta.
Confesso que não entendi de fato o que aconteceu. Suposição: Alguém estava muito disposto a pagar bem pelas nossas passagens.
Se o tempo e a programação permitissem... :P

Diário de Bordo

Vou começar a escrever sobre minha última viagem. Não tenho a menor pretensão de dar opiniões conclusivas sobre coisa alguma. Entendi porque as impressões das pessoas sobre a Índia eram tão desencontradas... aliás, até agora não me encontrei...
Tendo seus sentidos altamente requisitados desde uma reles travessia de rua até a vista do amanhecer no Taj Mahal faz com que você se perca nas impressões...
Ama-se , odeia-se, surpreende-se, indigna-se, aprende-se, ensina-se, troca-se!
É uma viagem única e transformadora...
... venha comigo !

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Fora do Ar...

Essa sensação é meio esquisita...
Voltar pra casa e , só agora, descobrir ...

... a escola de samba que ganhou...
... que a novela das 7 mudou...
... quem foi eliminado no Big Brother...
... que choveu o mês inteiro...
... e que amigos deixam o emprego...

domingo, fevereiro 10, 2008

India...

Ainda nao vou postar as maravilhas da India...
Tenho que unir fotos, sensacoes e sentimentos em um lugar onde a Internet seja um pouco mais rapida...
Porem jah digo que o pais eh fascinante e que vai ser tema de muitos posts por aqui!

Namaste!

sábado, fevereiro 02, 2008

De malas prontas...

... é hora de dizer até logo ao meu cantinho virtual.
Às pessoas que por aqui passeiam, um excelente carnaval !
Aproveitem no conceito mais pessoal possível. Com a certeza, ou pelo menos noção, das consequencias de suas escolhas...
Namastê !