quinta-feira, junho 26, 2008

Pequenas surpresas que fazem um dia ser diferente do outro...

Abominamos a rotina...
Um monólogo intitulado " Não fale mal da rotina" roda o país ( a propósito está em cartaz até domingo no teatro imprensa)
A nova propraganda da Natura explora o tema ...
E hoje eu pensei em escrever sobre mas nada saiu. Aí coloquei essa frase aí embaixo sem a menor pretensão de fazer alguém refletir sobre. Aliás, ela até contradiz um pouco a rotina uma vez que exalta o start de uma idéia nova.
Assunto encerrado, fui ler jormal, rever o despencar das bolsas, ver os novos scraps do orkut... (rotinas...rs...)
Eis que chega um torpedo da pessoa que durante 3 anos foi a minha rotina. A pessoa que mais me conhecia e a qual eu julgava conhecer como poucos. Todos os dias nos falávamos; todos os dias ...
Era minha rotina vício; minha rotina boa de se viver.
Hoje á rotina é não o "ver" (ironicamente há 3 anos), não o ouvir e quase nada dele saber...
...aí vem um torpedo que quebra a rotina e me faz perceber que a mudança na rotina do dia pode ser determinada por um simples gesto que voltamos a fazer;
O torpedo deu origem à uma ligação onde ficou claro que o tempo passou e nada é igual. Um rápido saudosismo passa e voltamos a nova rotina de que aquilo já não é mais normal.
Mas fica a promessa de tentar "não falar mal da rotina" ...
... até porque, todo dia é preciso amar...

As idéias geniais são as que nos surpreendem por não nos terem ocorrido antes.


Noel Claraso

terça-feira, junho 17, 2008

As Oito Metas do Milênio

Adotar uma postura de responsabilidade sócio-ambiental é uma tendência irreversível para todas as empresas do mundo. Você conhece as Oito Metas do Milênio estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que vêm sendo encampadas pelas grandes corporações?
As Oito Metas do Milênio são resultado de um esforço conjunto de 191 países, assinado em setembro de 2000, que visa a reunir iniciativas internacionais sobre como melhorar a qualidade de vida e conter os males que atingem toda a população do planeta. A idéia é erradicar oito problemas globais até 2015.
Entre as "Oito Metas do Milênio", que hoje fazem parte do planejamento estratégico de muitas empresas, está a garantia da sustentabilidade sócio-ambiental. Mas não é só isso.
Por meio de um conjunto de ações dirigidas ao público interno, aos clientes e às comunidades com as quais se relacionam, as empresas engajadas nas Oito Metas do Milênio buscam dar outras contribuições ao pacto, que une governos e empresas no desafio de promover o desenvolvimento sustentável.

Meta 1 Erradicar a extrema fome e a pobreza
Meta 2 Atingir o ensino básico universal
Meta 3 Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres ( igualdade ?? Não quero não!!!)
Meta 4 Reduzir a mortalidade infantil
Meta 5 Melhorar a saúde materna
Meta 6 Combater o HIV-AIDS, malária e outras doenças
Meta 7 Garantir a sustentabilidade ambiental
Meta 8 Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

O que você pode fazer ?

Sozinho dificilmente você conseguirá "salvar o mundo", mas com atitudes conscientes pode também ajudar a melhorar a qualidade de vida individual e coletiva.
Seja adepto ao consumo consciente, comprando apenas aquilo de que você realmente precisa.
Se tiver oportunidade, colabore com um dos milhares de programas de Educação de Jovens e Adultos. Há sempre um em desenvolvimento na sua faculdade, escola ou comunidade.
Veja a possibilidade de reciclar seu lixo - e me fale pq por aqui ainda não consegui. O que descobri que existe pelas bandas de cá, e fiquei muito feliz, é que muitas escolas municipais recebem o óleo de cozinha para uma empresa que o recolhe e trata. Não sei se todos sabem mas, com isso, economizamos vários litros de água em sua eliminção pelos ralos e deixamos de poluir o esgoto doméstico .
Para saber mais: www.onu.brasil.org.br

domingo, junho 15, 2008

Menina...

Percebo -me menina quando me confronto com novas situações e, tendo um modelo formado na cabeça- normalmente construído a base de muito disse-que-me-disse e filmes hollywoodyanos- vejo que a realidade é muito diferente - pelo menos em terras tupiniquins.
Empresas mil, podem nos sacanear o qto quiserem que o "Senhor Doutor Juiz de Direito" estará ao seu favor.

quarta-feira, junho 04, 2008

Um ano já passou...

Dia 1º postei sobre a Azul . Foi menos passional. Confesso, porém, que foi um dia nostálgico onde outro assunto permeou minhas idéias. É, ficou pra escanteio - um outro e conveniente canto.
Parece que foi ontem mas há exatamente um ano que embarquei para a realização do sonho de 10 anos. Fui para a Austrália.
Essa história de sonho já foi contada por aqui ( afinal, o blog já não é tão novinho assim) e relembrá-la dá um embrulho no estômago e provoca uma lágrima no canto do olho. Dessas que é boa de deixar rolar sabe ?
É... até que foi um pouquinho desconfortável. Mas alguém já embrulhou o estômago por algo que nem viu, sentiu ou experimentou?




Uma das melhores aquisições from Oz Country

domingo, junho 01, 2008

Azul

Eu não sei se é de conhecimento geral que uma nova empresa aérea começará suas atividades no Brasil em janeiro de 2009.
Trata-se da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras que já começou inovando desde a sua concepção. Ela não tinha nome e lançou a campanha para os internautas. Até dia 14/04 era possível enviar sugestões que, após uma seleção das 10 melhores, teria uma votação. O ganhador da idéia ganhou simplesmente o transporte vitalício com acompanhante para os destinos que a empresa terá!
O dono é o Sr. David Neeleman que nasceu no Brasil e voltara em sua juventude para ser missionário. ( E , por isso, tem passaporte brasileiro e pode fundar uma empresa nesse segmento por aqui).
Sabemos que seu último empreendimento não anda bem das pernas porque a concorrência já tratou de se adequar...mas é inevitável admitir que o cara é um inovador nato! Ele é simplesmente o pai das "low cost" na europa e, agora, tenta trazer o conceito que fora abandonado pela Gol e não sustentado pela BRA a bordo dos moderníssimos Embraer 195.
Claro que para uma viajante convícta (compulsiva?) essa é uma notícia muito interessante e esperada. Porém, devo confessar um desejo :
Que a empresa, mais que respeitar o cliente, dando-lhe segurança e qualidade nos serviços a preços acessíveis, respeite a qualidade de vida de seus netos ( e os netos de todos aqueles que não voam tb).
Sabemos do desavio que as empresas aéreas têm pela frente para diminuirem seus impactos ambientais . E eu espero que seja mais um com o qual a Azul Linhas Aéreas Brasileiras esteja engajada e disposta a encarar de forma consistente e eficaz...

...para que o Azul no céu do Brasil não se limite a marca de um 195 sobrevoando um país ambientalmente irresponsável.

Que bons ventos (n)os leve!