domingo, fevereiro 28, 2010

Continuo ...

... assistindo o TED pelo mundo!
Mais uma que acredita que um ponto de vista é apenas a vista de um ponto !!
Muito, muito bom !
http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Por uma proposta eleitoral mais suportável ...quer dizer...sustentável !

PT: Qual a Grande Transformação?

Por Leonardo Boff - Adital - do Rio de Janeiro


Não sou membro do PT; mas, um cidadão que se interessa pelos destinos do nosso país, nos últimos sete anos moldados pelo governo Lula.

A campanha eleitoral se iniciará oficialmente dentro de pouco. Há o grande risco de que predomine um espírito menor, diria quase infantil, de uma campanha plebiscitária entre os feitos do governo de FHC e daquele de Lula. Seria a disputa tola entre o ontem e o anteontem ou entre o atrasado e o velho, como preferem alguns ecologistas. Pois ambos os contendores, na relação desenvolvimento e natureza, manejam o mesmo paradigma, sob severa crítica mundial, por conter o veneno que nos pode matar. Isso só serviria para distrair os eleitores dos verdadeiros problemas que o Brasil e o mundo irão enfrentar.

Uma disputa eleitoral séria, à altura da fase planetária da humanidade e da importância fundamental do Brasil dentro dela, não deveria estar voltada para o passado a ser continuado mas, sim, para o futuro a ser construído coletivamente. Quem apresenta o melhor projeto de Brasil para o nosso povo e em sua relação para com a nascente sociedade mundial? Que contribuição essencial podemos dar face aos cenários dramáticos que se desenham no horizonte?

Permito-me apresentar três sugestões para animar a discussão interna do PT. O lema do encontro nacional - A Grande Transformação - nos remete Karl Polanyi com o clássico livro do mesmo título (1944) no qual mostra como a sociedade virou uma sociedade de mercado, transformando tudo em mercadoria. Não será essa a Grande Transformação pensada pelo PT. Para que seja outra coisa, o partido deve assumir seriamente este fato irrecusável: A Terra mudou porque já estamos dentro do aquecimento global. A roda não pode mais ser parada, apenas diminuir-lhe a velocidade. Se o termômetro da Terra subir para mais de dois graus Celsius, nos próximos decênios, como previstos pelos melhores centros de pesquisa, enfrentaremos no Brasil e no mundo a tribulação da desolação. Muitos projetos já concluídos do PAC poderão ser anulados. Não incluir em todos os planejamentos este dado é mostrar falta de inteligência prática e irresponsabilidade histórica. Do contrário teremos que aceitar a maldição de nossos filhos e filhas e de nossos netos e netas.

Outro dado não menos perturbador é: a insustentabilidade do sistema-Terra. A partir de 23 de setembro de 2008 ficamos sabendo que o planeta Terra ultrapassou em 30% sua capacidade de repor os bens e serviços necessários para a vida. Estamos consumindo hoje o que precisaremos amanhã. Se quisermos universalizar o nível de consumo das classes médias mundiais, incluídos os oitenta milhões de brasileiros, precisaríamos já agora de três Terras iguais a esta. Este modelo de crescimento, como parece subjacente ao PAC, mostra a sua inviabilidade a médio e a largo prazo. Não é que deixemos de produzir. Devemos produzir; mas, dentro de outro paradigma menos depredador do sistema-Terra, com um acordo de respeito à suportabilidade de cada ecossistema e com uma ampla inclusão social, imbuídos todos de uma ética do cuidado, da responsabilidade universal e da busca do bem viver para todos.

Por fim, o PT precisa conscientizar o fato de que o Brasil é, seguramente, o país-chave para o equilíbrio do Planeta. Ele é a potência das águas, o detentor das maiores florestas, as grandes sequestradoras de dióxido de carbono e reguladoras dos climas, com imensa biodiversidade e vastas terras agricultáveis, podendo ser a mesa posta para as fomes do mundo inteiro, com capacidade incomparável de gerar energias alternativas e com um povo altamente criativo, que fez um ensaio civilizatório dos mais significativos, não imperialista, e com uma visão encantada do mundo que lhe permite, no meio das contradições, celebrar suas festas, torcer por seus times e dançar seus carnavais, características essas decisivas para conferir um rosto humano à mundialização em curso.

O futuro passa por nós. Não percebê-lo por ignorância ou distração é não escutar os apelos da Mãe Terra e é defraudar seus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs que apenas pedem singelamente viver com decência.

Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

A.A - Anaclaras Anônimas

Se tem uma coisa que me renova as energias é encontrar alguém novo (ou de novo) e sair desse encontro com interesse sobre assuntos por muitas vezes neglicenciados ou desconhecidos. Parece que abre um mundo de possibilidades e a espiral segue seu curso com algumas delicadezas que vão de várias informações disponíveis até reincidências imprevisíveis. Isso acontece com vocês ? De repente algo que você nunca ou há tempos ouviu falar, de uma hora para outra, vira assunto em ambientes diferentes ?
Assim, não consigo entender essas pessoas aparentemente monotemáticas. Como não se perder em tantas coisas intrigantes, sinestésicas, divertidas ou...diferentes (hahaha). Como conseguem definir sua profissão, cursos, interesses e amigos a partir de alguns poucos temas e afinidades ? Deve ser bem mais fácil e leve. Mas eu não consigo (ainda) não.
Minha energia é desfocada; tem um tantão de Anaclaras dentro de mim se interessando pelo novo, pelo curioso, pelo ser humano e suas relações com o mundo. De vez enquando, uma delas vem aqui no cantinho e faz uma catarse e depois volta para a terapia em grupo que acontece aqui dentro de mim. Anaclaras Anônimas. Todas querem falar, todas querem ser bem interpretadas, todas querem aparecer, todas querem ser entendidas e entender !
OK... OK... sei que foco é eficiência e resultado. Mas construir os alicerces em várias direções, por ora, têm sido meu equilíbrio...

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Peru - parte 5

Dia 24/12 chegamos em Lima onde passaríamos o Natal. Benkelo nos convidou para passar com sua família e estávamos excitadas com a ideia de presenciar um natal peruano ! Ele fora um dia antes e hoje o encontraríamos para comprarmos vinho para levar...
Chegamos na cidade e negociamos o táxi que nos levaria para Miraflores. Esse é um bairro mais estruturado da cidade. Eu ousaria dizer que é a mistura do charme da Zona sul do Rio com o planejamento da Barra. Assim... na medida certa.
Paramos no hostel às 6h da matina e o taxista tocou a campanhia. Era um prédio e lá fomos nós subindo as escadas com mala. Quando chegamos, tinha um casal com as mães ( ou sogras! hahaha) fazendo o check out. O cara da recepção reclamou conosco por termos tocado duas vezes ( ei, foi o taxista ) e nem deu bola pra gente! Desceu com os brasileiros para chamar um táxi. Hum... primeira impressão... não boa!
Ele voltou e disse que não poderíamos fazer o check in naquele horário. Só se pagássemos mais meia diária. Não era pelo $$ (porque meia diária em um albergue em plena rua principal do bairro nobre correspondia a 5 dólares ) mas não gostei da ideia pelo jeito que ele falou.
Como senti que Kelly tb ficou intrigada, disse que desceríamos para tomar um café e depois decidiríamos. Estávamos alinhadas ; procuraríamos outro lugar ! Rapidamente achamos uma hospedaria tão bem localizada quanto e poderíamos entrar naquele minuto. Saiu bem mais caro que os 10 dólares no hostel... (ou 15 com a meia diária ) mas educação e hospitalidade era algo que não tinha preço às 8h da manhã de um 24 de dezembro.
Voltamos , avisamos que não ficaríamos devido ao mal atendimento e ele acabou oferecendo um quarto triplo. Não dava mais né ?
Devidamente alojadas e de banho tomado, saimos para explorar Miraflores. Precisávamos, porém, mandar um email para Benkelo dizendo que mudamos de endereço ! Assim o fizemos e depois tomamos um super suco de morango ao leite com mixto quente !
Nossa primeira parada foi em umas ruínas de uma civilização pré inca provavelmente matriarcal. Ela teve 2/3 de sua área destruída para a contrução das casas ( que ficam a poucos metros!) e apenas recentemente foram protegidas ! Ainda estão em trabalho intenso de escavações e descobertas...
Saímos de lá, ligamos para nossas casas, passamos em um centro de artesanato e concluímos que, decididamente, era outra Lima assim como uma andada no centro do Rio e depois uma ida a Urca ou Barra ...lojas de departamento , carros do ano , shopping com vista para a praia , jardins bem cuidados ... ( não estou dizendo que é melhor q o centro!! Apenas que é diferente !!!)
Andamos muitooooooooooooo até decidirmos voltar para descansar para o Natal.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Também acabou o carnaval ...

... do Arruda ?
Ou a folia continua ?

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Primeiro beijo é determinante para futuro da relação

Ele diz se há ou não afinidade corporal e afetiva com o outro
Por Minha Vida



Um estudo norte-americano publicado na revista científica Evolutionary Psychology, que analisou reações e percepções de mais de mil pessoas sobre o beijo, 59% dos homens e 66% das mulheres afirmaram que, após o primeiro beijo, já perderam o interesse por alguém quem se sentiam atraídos anteriormente.

Para os pesquisadores da Universidade de Oklahoma (Texas), isso ocorre porque é durante o beijo que sentimos se há ou não afinidade corporal e afetiva com o outro e, quando ele não agrada, é sinal de que a intimidade entre o casal não vai acontecer.

Outro aspecto apontado pelos pesquisadores é que o beijo tem pesos diferentes para homens e mulheres e estes são fundamentais para o sucesso da relação. Para a ala masculina, o beijo é uma ferramenta primordial para aumentar a possibilidade de envolvimento em uma relação sexual. Já para elas, ele funciona como forma de avaliar algumas habilidades do parceiro como o hálito e o gosto de suas bocas.

Além disso, elas consideram a aparência dos dentes como uma das principais variáveis analisadas para tomar a decisão de beijar alguém.

O estudo aponta ainda que, após certo tempo de relação, o beijo perde a importância para os homens e que há ainda uma diferença no tipo de beijo preferido por homens e mulheres.

Os homens declararam preferir beijos mais molhados e com mais contato de língua.

Segundo o estudo, o resultado é uma decorrência da menor capacidade de os homens de detecção químico-sensorial em relação às mulheres, necessitando assim de uma maior quantidade de saliva para fazer sua avaliação da parceira.

Além disso, os pesquisadores consideram que a troca salivar poderia ter uma função biológica de transportar substâncias, como hormônios ou proteínas, nas bocas das mulheres para tentar influenciar sua propensão à relação sexual.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010


Há uma semana mudei de unidade na empresa em que trabalho. Muitas coisas diferentes. Algumas coisas iguais. Em 2008 postei sobre ser diferente das pessoas com as quais trabalhava ( http://cantinhovirtual.blogspot.com/2008/08/lei-da-termodinmica.html ). Agora trabalho com novas pessoas mas não precisei de muito tempo para ouvir coisas parecidas.
Hoje, logo pela manhã, falando do fim de semana em que fui no CCBB, um colega de trabalho retrucou com um " Menina, você não está na profissão errada não ? ". Mais tarde ouvi de outra pessoa que eu seria uma ótima socióloga! Aliás, essa última já se confessou intrigada comigo... quando , há um ano e meio, recém chegada na empresa, disse que eu tinha "arrancado" dela mais coisas que qualquer pessoa que ela já tinha conversado por aqui...
Será que ser "diferente" aqui vai cair no novo significado que falei dois posts atrás? Hahahah
Paciência. De fato, manifestações culturais me interessam mais que reles notícias; e pessoas, muito mais que planilhas...

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Hoje é o dia no blog na Tribo !

Quem adquiriu a agenda da tribo, sobre a qual postei no final do ano passado, percebeu que hoje foi o dia escolhido pela editora para postar o textinho que introduz esse blog aí em cima !
Dia 03 de fevereiro, dia do cantinho virtual no mundo real ! ;)

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Peru - parte 4

Último dia em Huaraz. Pensávamos em fazer o trekking Quebrada Llanganuco - Yanapaqcha - Cebollapampa por se mostrar uma excelente opção para conhecermos o que Huaraz tem a oferecer. As imagens são lindas ! Porém, como Kelly ainda não estava muito bem e talvez não aguentássemos a caminhada de 2,5 h ( maior parte subida ) , optamos pelo tradicional passeio das Lagoas de Llanganuco onde , na verdade, só se passa em uma delas - a linda Chinancocha. Benkelo recomendou muito esse passeio porque disse que quem não faz esse trecho da região de Callejón de Huaylas não conheceu Huaraz. Ok então...
Antes do ponto alto, porém, fomos aos povoados da região : Carhuaz e Yungay que foi completamente destruída por uma avalanche/terremoto na época da copa de 70. O guia disse que no dia teve jogo da seleção peruana e os jogadores ficaram sabendo no intervalo. Voltaram jogando como nunca e viraram o jogo ! Bom... ainda bem que não precisamos de nenhum desastre para jogarmos bem e vencermos a Copa daquele ano...
Desse episódio sobreviveram apenas três árvores que foram protegidas com a queda da Igreja ( que fez a avalanche desviar seu curso). Hoje há um grande jardim , uma réplica da fachada da igreja, um resto de um trem e as três árvores sem suas folhas...



Seguimos então para a Laguna. O micro chega até sua entrada ... não se caminha nada para ver essa maravilha !
Eu e Kelly não conseguíamos evitar a sessão de fotos ! Era tudo muito impressionante !
Ficamos tão eufóricas que só depois que subimos nas árvores vimos as plaquinhas pedindo para não fazê-lo ...tsc...tsc...

Dali, voltamos para o hostel e, de quebra, ainda ganhamos esse sorriso gostoso da Esperanza ! =)