domingo, julho 23, 2006

24/05/06

   O caminho já é conhecido...não demoramos a chegar na fábrica para mais uma manhã de trabalho.
   Na parte da tarde, resolvemos ir ao Le Mont St. Michel, o lugar mais visitado da França depois de Paris e certamente a coisa mais linda e imponente que vi na França. Ele fica a 2h20 de Vannes.
   Chegando lá precisamos de pouco tempo para perceber porque despertava tanto interesse turístico: Sua história começou em 708, quando Aubert, bispo de Avranges, mandou edificar sobre o Mont - Tombe um santuário em honra ao Arcanjo. No séc. X, os beneditinos vieram instalar-se na abadia e desenvolveram uma aldeia que se estendeu até a base do rochedo. Impenetrável durante a Guerra dos Cem Anos, o Mont-Saint Michel é tb um exemplo de arquitetura militar. As suas muralhas e fortificações resistiram a todos os assaltos ingleses e fizeram do monte um lugar simbolo de resistência e identidade nacional.
   Após a dissolução da comunidade religiosa na Revolução Francesa e até 1874, foi objeto de grandes restauros. Hoje podemos apreciar o esplendor da abadia que os homens da Idade Média viam como uma representação de Jerusalém celeste sobre a terra...uma verdadeira imagem do Paraíso.
   Desde 1979, o Mont-Saint Michel está inscrito como patrimônio mundial da UNESCO.
   Quando chegamos, a maré estava baixa. A placa na entrada dizia que a mesma subiria às 16h30. Dali a 45min. Resolvemos entrar e explorar toda a sua extensão. Capelas, refeitório, escadas e passagens.
   Saindo do Mont eis que nos deparamos com a subida da maré! O cenário era outro! Maravilhados, ficamos ali...admirando o espetáculo !
   Fiquei sabendo que há um projeto para que a maré suba na altura que subia na época... algo que demoraria uns 15 anos porque seria feito induzinho a natureza a resgatar esse fenômeno e não algo feito 100% pelo homem...
Bem, quem sabe voltemos lá para conferir?? ;P

Nenhum comentário: