terça-feira, julho 24, 2007

Muito mais perto de mim do que eu pensava ...

Todos sabem o que aconteceu. Todos lamentam o que aconteceu.
Hoje faz uma semana e a única decisão tomada foi a de parar as vendas de bilhetes aéreos para vôos com destino ou embarque em Congonhas e anunciar um provável aumento nos mesmos.
Tudo já estava enchendo muito o saco até que me deparo com um email :

Oi Anaclara! Que msg bonita a sua! Obrigado!
Veio num momento pontual... Meu melhor amigo morreu na terça no acidente daTAM.
Estamos com dificuldade de identificar o corpo. Se eu estou muito triste,
imagine a familia...
bjos e bom final de semana para vc.
Fabiano.

Simples. Forte. Bateu. Bateu forte.
Tudo isso está mais perto do que eu pensava. Há vinte e poucos dias, eu pegava um avião que aterrissou por lá; o melhor amigo do Fabiano morreu. E morreu o namorado da prima do André (meu querido amigo Dé) que está lá em Pernambuco e nem por isso indiferente ao ocorrido. Porque morreu o pai da Ana , o filho do João , a amiga da Maria e a esposa do José. Porque morreram centenas de pessoas que tinham outras tantas esperando por elas.
E, dessa vez, não temos o marginal pra acusar, não temos a epidemia pra controlar, não temos o submundo pagando o pato.
Temos apenas a classe média numa loteria. Há vinte dias poderia ter sido eu. Amanhã, pode ser você.




sexta-feira, julho 20, 2007

Preciso confessar ...

... eu simplesmente não entendo a propaganda da Ford que usa um bando de animais fantoches querendo comprar um carro !!! Alguém pode me explicar ???

domingo, julho 15, 2007

Voar, Voar ...Subir , Subir ...

Começando a falar do meu tour na Austrália por uma vontade de um tempão ...
... voar de balão !
É cedo, é quente , é delicioso , é ver canguru correndo na mata aberta, é você ouvir o sotaque caipira de um australiano de Mareeba , é... é.... é isso aí !

Mareeba !






segunda-feira, julho 09, 2007

Flip

Transformei meu blog em uma fraude. Prometo uma trilogia sobre Volta Redonda e paro no segundo texto ; um resumo sobre minha viagem por alguns países da Europa e nem chego a Itália. Agora, recém chegada da melhor viagem da minha vida - Austrália - posto sobre o fim de semana...
Mais uma vez peço licença para escrever sobre o que habita em minha mente nesse momento. E isso é fruto dessa última viagem.
Flip. Feira Literária Internacional de Parati. Há dois anos tento participar do evento e não consigo. Se por falta de companhia, grana ou inércia eu, sinceramente, não sei. Agora deu. Consegui comprar, ainda em maio, convites para a mesa 19 - Sobre meninos e Lobos :
"O que une o serra-leonês Ismael Beah – de 26 anos, o caçula da V FLIP – e o carioca Paulo Lins é usar a violência como matéria-prima do trabalho literário. Beah acaba de lançar no Brasil seu primeiro livro, o aclamado Muito longe de casa, em que narra a estarrecedora experiência como menino-soldado, no começo da década passada, durante a guerra civil que devastou seu país. Lins escreveu o marcante Cidade de Deus, publicado há dez anos, um painel da evolução da violência no conjunto habitacional onde cresceu. Reunidos em uma mesa da V FLIP, com mediação do jornalista e escritor Fernando Molica, os dois falaram sobre suas experiências de vida e de literatura."
Se você que lê esse post quiser me dar um presente, aí está uma boa pedida!rs... Simpatizei com o autor. Simples e forte...como naturalmente esperava ser...
Mas outros momentos me marcaram também... a palestrinha do Gabriel, O pensador para as crianças; escritores infantis falando sobre os livros que marcaram suas vidas, o Palavra Cantada ...
Muito bom evento. Recomendo a todos.
Para terminar , uma coisa muito legal que ouvi : para ver um filme vou à Locadora e pego o DVD. Chegando em casa, tenho que me certificar se o aparelho está funcionando. Depois, se o cabo está ligado na TV. Em seguida, pego o controle que, espero, esteja com pilhas. Se o DVD estiver arranhado ou com defeito tenho que pegar o carro e voltar à Locadora. Se já estiver tarde, espero o outro dia, SEM ASSISTIR O FILME, para tentar trocá-lo.
Quero fazer uma ligação ? Compro um celular. Coloco-o para carregar para que possa usá-lo. Carregado, tenho que verificar a existência de sinal. Em havendo, necessito de crédito no mesmo e, só então, posso ligar e, ainda assim, não garanto que vou falar com a outra pessoa.
Porém, haverá um dia em que o homem com toda a sua inteligência inventará o livro ! Não precisará de energia, nem controle ou grandes tecnologias! Bastará abrí-lo e lê-lo. E, se por acaso você perder alguma coisa no meio do caminho, é só voltar algumas páginas e se encontrar novamente... Poderá levá-lo para qualquer canto ! Será "wireless" !
Sim! O homem e tão inteligente !! Um dia ainda inventa o livro !