terça-feira, março 04, 2008

Dia 5 - manhã

06/02/2008 - Manhã

Hum...melhor dia de sono!
Saímos às 10h para nosso último dia de passeio em Udaipur. Começamos pelo templo Jagadish , o maior e mais “tradicionalmente festivo” de Udaipur. Simplesmente fantástico! Cada templo é para um dos três deuses principais: Brahma ( deus da criação), Vishnu ( deus da proteção) e Shiva (deus da destruição do mal). Ainda não sei porque não tem uma bebida chamada Vishnu ! ;P
Esse era para o deus Vishnu e tinha uma riqueza de detalhes impressionante. Na base representam o diabo; logo acima, os elefantes que simbolizam prosperidade; depois, representações de seus costumes ( pessoas rezando, dançando e, novamente, posições do Kamasutra).
Nesse templo são feitos três rituais diários porque acreditam que, como nós, os deuses precisam de café da manhã ( cerimônia realizada às 5h da manhã ), almoço (10h ou 11h) e jantar (17h). Nesse momento oferecem dinheiro, colares, flores e orações. Em seguida, os homens sentam e começam a cantar e tocar instrumentos basicamente de percussão.
As mulheres sentam mais atrás e acompanham tudo batendo palmas até chegar sua hora de cantar. Não resisto e sento com elas. Uma delas me entrega um pedaço de alguma coisa feita de leite... tipo uma massa de pão. Agradeço e guardo. As outras mulheres comem.
Ficamos ali por um bom tempo ouvindo as explicações dos rituais. Cada templo tem um sacerdote que, auxiliado por sua família, cuida de sua manutenção e dos rituais. Ele não corta o cabelo e, dentro do templo, não pode olhar para nenhuma mulher porque está apenas com um vestido branco sem nada por baixo. Embora tenha status e o respeito de todos, logo percebemos as inúmeras privações pelas quais ele passa.
Após a cerimônia, sua esposa trouxe a comida que fora oferecida ao deus que fica no centro do altar e ao lado de sua “esposa” e da deusa do amor – ambas bem menores. Em seguida, a comida é distribuída para mendigos ( os intocáveis) na porta do templo.
Após nos encantarmos com tudo, desde a cerimônia até a arquitetura, saímos e pudemos vê-los comendo. Intrigante como não me chocou.
Seguimos para as compras em lojinhas populares ali por perto. Comprei dois álbuns para minhas fotos (Rs700,00) e Clá, dois vestidos.

Uma hora depois deixamos o local com destino a Bhartiya Lok Kala Museum, um pequeno museu com quadros , bijuterias típicas, instrumentos musicais e um pocket show com fantoches. Arrisquei alguns passinhos mas vi que não levo jeito pra coisa...rsrsrs...


O diabo na base e os elefantes em cima ...


O almoço dos intocáveis....

rsrsrs

Nenhum comentário: