terça-feira, março 11, 2008

Índia – Dia 6 Manhã



Não dormi bem. Se meu pé gela, não durmo mesmo! Às 4h da manhã acordei para colocar uma blusa enrolada nele e, só então, dormi.
Pedimos para nos acordarem às 7h e assim foi. Tomamos café e fizemos check out.
Partimos de Udaipur às 09h30min com destino a Ranakpur para conhecermos o Chaturmukha Jain Temple que, como o próprio nome já diz, é Jainista.
No percurso, 2h30 de poeira, chão batido, vilarejos, mulheres com seus saris coloridos, homens com seus bigodes ou turbantes, vacas, camelos, árvores, obras na rodovia, macacos e muita, muita buzina.
O lugar é bem remoto; fica no Vale do Arvallis. E o templo é bem grande, rodeado por montanhas... Sua arquitetura é linda e delicada porque por dentro é totalmente lapidada com inúmeros símbolos e imagens. Decididamente, uma obra de arte!
O templo é a realização de uma visão e dedicado a 4 grandes sirks : Acharya Somasundarsuriji, Dharanashah, Rana Kumbha e acima de todos, Depaor Depaka, o arquiteto que tornou o sonho possível. (1446)
Uma curiosidade: ele tem 1440 pilares e nenhum é igual ao outro! E é um dos maiores e mais importantes templos jain.
Todas essas informações eu recebi lá no templo...porém, elas não batem com as do Lonely Planet que diz ser um templo dedicado a Adinath e foi construído em 1439.
Só sei que gostei muito !






Nenhum comentário: