terça-feira, junho 17, 2008

As Oito Metas do Milênio

Adotar uma postura de responsabilidade sócio-ambiental é uma tendência irreversível para todas as empresas do mundo. Você conhece as Oito Metas do Milênio estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que vêm sendo encampadas pelas grandes corporações?
As Oito Metas do Milênio são resultado de um esforço conjunto de 191 países, assinado em setembro de 2000, que visa a reunir iniciativas internacionais sobre como melhorar a qualidade de vida e conter os males que atingem toda a população do planeta. A idéia é erradicar oito problemas globais até 2015.
Entre as "Oito Metas do Milênio", que hoje fazem parte do planejamento estratégico de muitas empresas, está a garantia da sustentabilidade sócio-ambiental. Mas não é só isso.
Por meio de um conjunto de ações dirigidas ao público interno, aos clientes e às comunidades com as quais se relacionam, as empresas engajadas nas Oito Metas do Milênio buscam dar outras contribuições ao pacto, que une governos e empresas no desafio de promover o desenvolvimento sustentável.

Meta 1 Erradicar a extrema fome e a pobreza
Meta 2 Atingir o ensino básico universal
Meta 3 Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres ( igualdade ?? Não quero não!!!)
Meta 4 Reduzir a mortalidade infantil
Meta 5 Melhorar a saúde materna
Meta 6 Combater o HIV-AIDS, malária e outras doenças
Meta 7 Garantir a sustentabilidade ambiental
Meta 8 Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

O que você pode fazer ?

Sozinho dificilmente você conseguirá "salvar o mundo", mas com atitudes conscientes pode também ajudar a melhorar a qualidade de vida individual e coletiva.
Seja adepto ao consumo consciente, comprando apenas aquilo de que você realmente precisa.
Se tiver oportunidade, colabore com um dos milhares de programas de Educação de Jovens e Adultos. Há sempre um em desenvolvimento na sua faculdade, escola ou comunidade.
Veja a possibilidade de reciclar seu lixo - e me fale pq por aqui ainda não consegui. O que descobri que existe pelas bandas de cá, e fiquei muito feliz, é que muitas escolas municipais recebem o óleo de cozinha para uma empresa que o recolhe e trata. Não sei se todos sabem mas, com isso, economizamos vários litros de água em sua eliminção pelos ralos e deixamos de poluir o esgoto doméstico .
Para saber mais: www.onu.brasil.org.br

Nenhum comentário: