quarta-feira, outubro 08, 2008

Minha teoria sobre o Fidel

Confesso que as histórias de Cuba me intrigam um pouco. Começando pelo fato de eu não saber se o que leio está manipulado pela supremacia capitalista ou ideologia comunista passando pela loucura de se ter uma moeda para cubano, outra para turista e o dólar e chegando ao fato de um país conseguir sobreviver com tantas particularidades impostas por suas escolhas e ter um líder que exerce absurda influência em toda uma nação...
Ano que vem completarão 50 anos de Revolução Cubana. Já disse várias vezes que tenho uma teoria de que o Fidel só está esperando isso pra morrer. Ele quer estar vivo nas bodas de ouro do seu juramento de fidelidade, na saúde e doença; na riqueza e na pobreza ; com sua amada causa. Isso me instiga a visitar o país em breve porque depois que isso acontecer, acho que seria conhecer uma outra Cuba . E a atual é única. Seria como ir a Nova Orleans depois do furacão Katrina e achar que será uma viagem embalada pelos Jazz e Blues de antigamente e não pela dor e destruição que , de fato, é o que hoje impera no sítio.(...)
Os carros da década de 50 e 60 andando pelas ruas de Havana devem ser surreais! E a censura e embargos ao estrangeirismo? Tudo muito diferente...
Mas voltando ao tema do título, nesses tempos de bancos americanos quebrando, bolsas tendo quedas recordes, o crédito bancário indo com seus juros nas estrelas e a população baixando seu consumo descaracterizando o american way of life Fidel “corre o risco” de ter um baita presente nesse cinqüentenário de revolução. O enfraquecimento do tio Sam.
Aí ele morreria em estado de Nirvana! Com a sensação de que sua jornada não foi em vão. E irá em paz.
( a guerra fica pra nós travarmos... dia a dia...)

2 comentários:

Eu mesma disse...

Ana, vá a Cuba imediatamente! Vá pelos (bons) ideais da revolução, vá pelas praias paradisíacas. Vá antes que a ilha seja tomada pela influência capitalista (não que eu seja contra). Vá a Cuba enquanto Fidel vive e o culto a Che permanece. Veja tudo que os cubanos têm de bom e de péssimo. Vá e tire suas próprias conclusões. Bjo. Flávia.

Unknown disse...

Adorei! :-)