quinta-feira, maio 14, 2009

Chile , minha deliciosa limonada !

Acabo de voltar do Chile. A combinação Licença Remunerada com aniversário de uma pessoa que , embora seja uma aquisição recente, tenho uma afinidade incomum, deu nisso.

Aliás, o Chile tem sido minha limonada quando a vida coloca limões em minha frente. A primeira vez que estive no país foi em 2007. Meu destino era a Austrália quando fui obrigada a passar uma noite no elegante Ceaser Park na ida e na volta! Na ida porque tivemos problemas mecânicos na aeronave (!) e na volta porque o nº de meu voo não existia (?). Nessa oportunidade, aproveitei para conhecer o Cerro Santa Luzia que ficava próximo. ( Estava fechado mas eu e Maísa, uma brasileira que ia para Curitiba, conversamos com os guardinhas e um deles nos acompanhou em um tour mega rápido ) Bem; dessa vez o limão fora a tal crise...

Recém chegada do casamento do post anterior, arrumei minhas malas e voei para Santiago a bordo de um A320 da TAM muito confortável pelo qual não paguei (um beijo na boca de quem inventou esse tal programa de milhas!). A comidinha estava boa e as opções de filmes idem. Escolhi Austrália ( irônico não ?) e o filme estava muito bom até que em seus instantes finais simplesmente deu a hora de aterissar. Minha opinião sobre o filme ? Fica para uma próxima... assim que eu acabar de vê-lo...

Milhões de papéis pra preencher ( agora até sobre a saúde...resultado da gripe suína ) e chego no hall de desembarque. Roberto já estava lá me esperando e seguimos para a sua Universidade onde eu deixaria minha mala para que déssemos uma volta no centro antes de irmos para sua casa. Pausa para um lanchinho rápido e lá fomos nós para La Moneda . Na parte de baixo do monumento havia uma exposição onde dei uma passeada rápida enquanto ele ia ao banco. Em seguida, resolvemos passar no hotel em que a Talita se hospedara para convidá-la para um passeio em Valparaíso. Ela não estava e depois d´eu trocar dinheiro seguimos para a Plaza de Las Armas onde a Cadetral da cidade e os Correios com sua exposiçao fitatélica dividem espaço com um prédio moderno e espelhado . Decididamente não combina. Na praça, videntes, artistas de ruas e vendedores ambulantes convivem com executivos que passam em seus ternos e "sobretudos".

Perdemos a hora e logo percebemos que não compensava mais a viagem para a cidade vizinha. Voltamos para a Universidade, pegamos a mala e depois fomos para o bairro de Maipu. Entramos no metro da estação Los Heroes até Las Hejas e eis que descubro um modelo de transporte novo : taxi coletivo. Seriam as nossas vans porém em um carro que lota com 4 pessoas. Existe um percurso pré definido . Assim que se juntam 4 pessoas entram todos e seguem no táxi. Se tiver apenas três, ele vai mesmo assim com o preço fixo para cada um. Foram 600 pesos. Descemos, andamos um pouco e logo estávamos em sua casa. Tomei banho enquanto Roberto cozinhava e depois ficamos comendo e conversando. Lá pelas 9 da noite voltamos ao centro de carro e pude ver teatros, museus e afins com suas iluminações noturnas. Nessa Talita nos acompanhou ! Acabamos parando do Patio Bella Vista, um lugar cheio de barzinhos e lojinhas ... e comemos um super crepe . Lá pelas tantas partimos e fui dormi porque estava realmente cansada. Roberto ficou a noite toda estudando para sua prova !
(...)
Quarta feira. Levanto às 7h da manhã, troco de roupa e ele me leva ao aeroporto. Infelizmente não pôde me acompanhar em um dos lugares mais fascinantes que já estive devido às provas da semana.

Fui de Lan Chile para Calama - novamente com milhas. No voo foram servidos snacks e bebidas. Depois de 1h45 chego e está bastante frio. Pago minha reserva de transfer até São Pedro do Atacama ( 9000 pesos ) e depois de uma 1 h esperando , sigo para meu destino.

A cidade é...é...diferente . Os imóveis são todos em um só andar e feitos de barro e palha. Apenas o céu absurdamente azul quebra a monotonia dessas construções monocromáticas e melancólicas. Começo a procurar vagas nos albergues... O 1º está lotado, o 2º só tem quarto individual por 20 lucas ( cerca de R$80,00) e o terceiro disponibiliza apenas quartos mistos. Sigo pela praça e resolvo olhar no mapa um que esteja em alguma rua paralela e eis que descubro o Hostel Sonchek por 7000 pesos ( ou 7 lucas ) a cama em um quarto compartilhado com mais 3 pessoas. Com o atendimento super simpático, me convenço de ficar por aqui. Quarto 6.

Há apenas uma francesa de Marseille. Começamos a conversar e ela logo me conta sobre seu projeto na área de Desenvolvimento Sustentável na Bolívia onde ficara os últimos 2 meses ajudando uma comunidade rural na contrução de currais para melhorar a vida no campo. Ela é linda, tem um brilho no olhar e está apixonada pela América Latina. Não é por menos, né? ;)


Muito cansada da viagem pelo Salar do Uyuni, ela me disse que não faria nenhum passeio por essas bandas e no dia seguinte já iria para Santiago. Resolvemos sair para comer porque a fome era algo que tínhamos em comum. Paramos em um restaurante onde só havíamos nós e pedimos o prato do dia. De entrada uma salada de tomate e queijo bem temperadinha. O cara que nos atendeu começou a conversar comigo dizendo que morara por 6 meses no Leblon. Adorava o Rio e tinha amigos por lá. Fez questão de dizer que uma delas trabalha na Vogue. Ok então...

Prato principal : frango com purê de batatas e um creme por cima. Muito bom tb! Sobremesa ? Tem sim senhor ! Pêssego em caldas com uns flocos por cima. Eles se importam com os detalhes e esses, de fato, faziam a diferença . Toda essa refeição acrescida de um suco de pêra ficaram em 3500 pesos ( R$14,00 ).

Eram umas 3 da tarde quando saímos de lá e ela voltou para o hostel enquanto eu fui procurar agências para passeios porque em SPA não se pode fazer muitas coisas de forma autônoma. Depois de uns 45 minutos já tinha decidido minha programação que estava mais barata do que tinha pesquisado na internet porque estamos em baixa estação :)

No dia seguinte iria para as Lagunas Altiplánicas ( 25000 no cartão na Layana ou 20000 em cash na Chile Aventur com almoço ). Na sexta para o Geyser del Tatio pela manhã ( 15000/12000 com café) e Valle de La Luna a tarde ( 7000 / 5000) . Sábado era a vez do mais esperado por mim: Salar do Tara ( 40000 / 30000 com café da manhã e almoço ) e, para finalizar, o domingo com programação só na parte da tarde : Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Tebenquiche ( 10000/12000 com um lanche) . A parte da manhã eu aproveitaria para fazer comprinhas e andar pela cidade.

E assim voltei para o hostal passando antes no mercado para comprar algumas coisinhas ... achocolatado, pão de forma, queijo, biscoito , uma latinha de fanta e uma batata Lays... o dia seguinte seria intenso!

Um comentário:

Anônimo disse...

limonada boa hein! rs... deu bastante vontade de conhecer.
bjs
samir