domingo, junho 28, 2009

Influências inconscientes ...

Acontecimentos do final de semana me fizeram refletir sobre a influência inconsciente das pessoas ordinárias na vida dos ordinários - porque os modelos de sucesso , beleza e inteligência de pessoas extraordinárias já é por todos nós sabido e em todos nós repercutido.

O que fazemos ou deixamos de fazer , dizemos ou deixamos de dizer, a vida que levamos , a roupa que vestimos , o biotipo que cultivamos... tudo está sob o crivo de todos. Numa discussão rasa, sempre nos preocupamos com o que vão falar. Mas o que muitas vezes não percebemos é que podemos influenciar em suas pequenas ações. Incluímos em nosso vocabulário as palavras que ouvimos de alguém ( Gabriel, o ordinário e extraordinário exemplificam muito o que quero dizer) , vemos as fotografias da última viagem da pessoa desejando ter a mesma oportunidade ou audácia, apelamos para o Google nos informar sobre um tema que tanto interessa à pessoa admirada, queremos o mesmo dom de persuasão, serenidade, desenvoltura, determinação, criatividade e talento de pessoas que estão muito (ou só um pouquinho) longe dos holofotes. E não estou falando das pessoas com as quais convivemos diariamente porque acredito que essas, necessariamente, vão nos influenciar. Estou falando das outras ( sim, aquelas com as quais nunca trocamos palavras ou trocamos muito pouco) , das sumidas, das distantes , as que conversamos apenas uma vez...
Deve haver um tantão de histórias assim na vida de cada um de vcs. Pessoas que cultivamos até com uma certa displicência mas que fazem com que queiramos ser melhores (lembrando que o conceito do que é ser melhor não está em questão) . Também há influência negativa... mas não cabe no post que faço impressionada com a surpresa que tive. Estamos tão preocupados em não passar nesse mundo em branco e talvez sejam essas sutilezas que respondam essa eterna questão.
Não tenho a mínima ideia das reflexões e ações que já causei. Mas tenho um desejo muito audacioso: Que eu possa sempre somar.
E obrigada a todas as pessoas que, embora não saibam, somaram em minha vida também; pessoinhas admiráveis do meu cotidiano.

2 comentários:

Clara del Valle disse...

Não acho audacioso querer acrescentar com sua simples existência. Acho autruista...

Clara del Valle disse...

Ah!

Um brinde ao delicado da vida!

A-d-o-r-o qdo ela me surpreende assim, "muito com pouco", entende?