domingo, julho 02, 2006

   O despertador não funciona e eu acordo sozinha. Tomo um banho e vou para o meu primeiro petit dejeuner . Hoje seguimos viagem para Vannes dando uma pequena desviada e conhecendo o Vale do Loire. Esse vale é bastante conhecido por ter muitos castelos onde os reis passavam o verão. As autoroutes são muito boas e com um Scénic fica mais fácil ainda. :P
   Resolvemos escolher um único castelo porque além de termos que voltar a rota que nos leva a Vannes, todos os castelos ficam em cidadelas que exigem novos desvios da route principal. Isso consome muito tempo.
   Seguindo a dica recebida ainda no Brasil, fomos para o Chateau de Chenonceau que fica sobre o rio Le Cher e fora construído no séc. XVI por Thomas Bohier. Esse castelo fora, mais tarde, habitado por Francisco I, rei da França, e sua esposa Claude. Comprando o ticket com Ipod® (13,50 euros) pode-se ter a visita guiada em português e ter acesso aos detalhes! Cada quarto tem tudo explicado!
   Já na posse de Henrique II que tinha uma amante, Diane de Poitiers, o mesmo, possivelmente apaixonado ...rs..., deu o grande castelo para esta que, rapidamente, tratou de construir um belo jardim em seu exterior que, até hoje, pode ser visto e desfrutado por nós, turistas. Porém, quando ele morreu a oficial, Catherine de Medice, exigiu sua posse e, uma vez conseguida, construi um jardim do lado oposto. É interessante observar como esse último é menor (limitações geográficas mesmo) e, principalmente, como a esposa não mandou destruir o jardim da amante. Isso que é civilidade (!). Ainda falando delas, duas curiosidades:
1º: Catherine é sempre pintada, nos quadros, de preto, com meia idade e séria. Já Diane, feliz, jovem e com cores claras;
2º: Há uma espécie de logomarca em diversos cômodos do castelo que representam as letras "H" ( de Henrique) e "C" ( de Catherine) entrelaçadas que dão a letra "D" !

   Por fim, um cometário: É clara a preferência de Henrique II por Diane. Aqui está o comentário embaixo de sua foto:

Diane de Poitiers est la favorite du roi de France Henri II qui lui offre le chat em 1547. Elle fait construite le pont sur Le Cher et le jardin qui port son nom. (1499-1566)
Diane de Poitiers é a favorida do rei da França Henrique II que lhe oferece o castelo em 1547. Ela constrói a ponte sobre o Le Cher e o jardim que leva seu nome.


   Após sessão de fotos, ainda fomos no museu de Ceras, Galeria das damas e, por fim, o Labirinto. Às 16:00 pegamos, novamente, a estrada. Passamos por Amboise, Tour, etc... e, enfim, chegamos a Vannes. Meu quarto é muito bom: cama de casal, TV tela plana ( vi muita coisa mesmo!) , banheiro limpinnho e, claro, um sistema de calefação.
   Deixamos as malas e fomos direto para a rua. O frio e o vento eram intensos mas, mais uma vez, insuficientes para vencerem nossa vontade de conhecer mais coisas e lugares. De histórico, vimos apenas o Hotel de Ville ( a prefeitura); muito bonito por sinal. Resolvemos, então, para para comer. Escolhemos o Le Moulin à Poivre. O garçon era muito simpático e a comida gostosa.
   Barriga cheia, hora de dormir! Aliás, já passava da hora! Quase meia noite e um dia de trabalho pela frente!!!

Nenhum comentário: