quinta-feira, maio 01, 2008

Um francês me ensinando a ter orgulho de ser brasileira...

Terça feira, antes de começar uma palestra na empresa onde trabalho, conversava com um gerente cujo sonho era ter nascido europeu. Mais precisamente francês. Começou a divagar sobre a dificuldade de se encontrar vantagens e orgulho de ser brasileiro.


Antes que eu falasse qq coisa, eliminou o futebol e partiu para a fórmula 1. Perguntando-me quem teria sido o maior campeão da competição, inocentemente respondi q era o M. Schumacher. Ele fez cara de Monalisa e , segundos depois, descobri o motivo de tal decepção: ele queria ter ouvido um sonoro Ayrton Senna para começar seu discurso que a tecnologia que o fez campeão não era brasileira ( carro, pneu e equipe como um todo). Rótulos a parte, acredito que ele seja um amante da tecnologia e perfeccionismo e não se sensibiliza muito com discursos de mata atlântica, praias paradisíacas e um povo único e feliz.

O assunto não se estendeu porque chegara a hora da palestra e qq réplica de minha parte ficara, TALVEZ, para outra hora.

Mas o interessante de tudo isso aconteceu hj, dia 1º de maio. Entrei no MSN e encontrei online o Olivier. Quase nunca o encontro.... tenho a impressão que foi a 2ª vez. Ele é um francês que conheci em Cairns ( olha Cairns sendo assunto novamente de um post) em minha última semana lá. Hoje ele está em Towsville trabalhando em uma fábrica de piperlines de plástico.

Uma dica : Se vc, algum dia, for a a Austrália, visite a Maggie Island cujo trajeto é feito a partir de Towsville! É um paraíso de praias maravilhosas ( ops... acho que o gerente do qual falei não quereria ser australiano tb! rs...) e trilhas bacaníssimas onde, com sorte, vc pode ver coalas livres e , geralmente, dormindo! Uns fofos!

Bem...mas voltando ao Olivier, ele me chamou pra conversar , perguntou como eu estava e disse estar um pouco triste. Eu perguntei o porquê e ele disse:

- Que coincidência ! Hoje faz 14 anos que meu maior ídolo morreu e encontro vc.

Logo me lembrei de nossa conversa durante um barbie no Lagoon onde ele me falou sobre seu amor pelo Ayrton Senna. Ele coleciona camisetas e jornais além de saber muuuito sobre as vitórias, equipes e campeonatos do ídolo. Disse que seu sonho era vir ao Brasil para conhecer o Instituto A. Senna e o autódromo de Interlagos. Rio ? Sim..mas para conhecer o autódromo de Jacarepaguá !

Há poucos minutos sai do chat e resolvi vir aqui postar. Em um dia estou com um brasileiro que queria ser francês e exemplificou nossa mediocridade diante da tecnologia com o caso Ayrton Senna. Dias depois, converso com um francês que queria vir ao Brasil ver de perto o que conhece melhor do que muitos de nós. Algo que diz muito mais ao coração. Um reconhecimento à personalidade e competência de um brasileiro que fez SIM a diferença para que toda aquela tecnologia se traduzisse em vitórias e que, por isso, fazia milhões de brasileiros se sentirem mais brasileiros nas manhãs de domingo.
O ídolo dele poderia ser o francês Alan Prost. Mas ele preferiu Ayrton Senna.

Acho que todos nós devemos ter sim algo a se admirar em ser brasileiro. E espero que não se precise ir tão longe pra descobrir isso.

Eu e Olivier fazendo o "V" que os "Koreas" e "Japas" tanto fazem nas fotos... rsrs




Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ana Clara!O seu blog inspira as pessoas a realizarem seus sonhos,foi o que senti quando li e também dá pra perceber a sua felicidade em viver cada momento de sua viagem.Ocorreu um fato na minha vida muito triste e agora a estou reconstruindo e o que vou fazer é voltar a viajar e conhecer o mundo.Você também poderia anexar os custos de sua viagem e dicas de hospedagem e roteiros.Foi muito bom achar seu blog e saber que vale a pena correr atrás de um sonho!Um grande abraço.Denise