quinta-feira, maio 21, 2009

Geyser Del Tatio - 3º dia no Atacama (manhã)

08/05/2009

Madruguei às 3 da matina com um frio da porra, coloquei 2 calças, 2 meias e 3 blusas de frio, tomei café e fiquei uns 10´esperando a van chegar.
Dessa vez era um micro porque éramos umas 15 pessoas :/ . O francês ( Henrique ) e um casal do dia anterior tb estavam no passeio.
A manta que nos deram era só uma pista do que viria pela frente: depois de 2h30 e com o frio e altitude aumentando, chegamos ao Geyser del Tatio com -15ºC , 4320m acima do nível do mar. Acho que foi a menor temperatura que já peguei na vida! Eu já não sentia mais os dedos dos pés e não conseguia prestar atenção no guia quando decidi sair tirando fotos antes que me desse a louca de voltar para o micro.
É incrível o fenômeno !


As imponentes "fumarolas" emergem à superfície através de fissuras nas
camadas do solo. Alcançam uma temperatura de 85 graus Celsius e sobem até 10
metros de altura. Este impressionante espetáculo pode ser apreciado em sua
máxima atividade nas primeiras horas da manhã, entre 6 e 7 horas, com
temperatura sempre abaixo de zero.*
*extraído de um infomativo adquirido na entrada do parque

Chegamos minutos antes de começar um enorme ! A água começou a jorrar e condensar rapidamente à medida que entrava em contato com aquele ar gélido formando uma enorme fumaça !
Depois de várias fotos, fomos tomar café da manhã. Dois chás de coca bemmmm quentinhos e pão.
Saindo dali, seguimos para a piscina termal com água a 35ºC onde alguns entraram. Européias exibiam seus seios nus enquanto os homens surgiam com modelitos surreais. Mas o japa style foi o melhor !
Após flagrar o motorista do micro tirando fotos minha em seu celular, subimos no mesmo e fomos por estradas onde era possível ver vicuñas comendo mato e sendo comidas por raposas, aves, llamas, árvores raras e uma parte que acabará com a
operacionalização de um grande projeto financiado por países europeus por aquelas bandas... trata-se de um projeto geotérmico que tampará alguns buracos do geyser e são eles que dão origem às águas que por ali correm...
Na volta peguei no sono. Acordei com dor de cabeça ( altitude ??? frio ???) já em SPA e fui para o albergue. Como a bateria da máquina tinha acabado, sai para comprar um adaptador antes que desse a hora do passeio da tarde. Tinha apenas 2h para carregar !
Tomei banho enquanto carregava, comi por perto ( 2500 pesos) e às 15h já estava pronta para ir ao Valle de la Luna. Uma aventra para um próximo post. Até lá !

2 comentários:

Clara del Valle disse...

muito me interessa esse roteiro!!!

me passe as dicas? (alías, o roteiro inteiro...rs)

Anônimo disse...

excelente... estpu acompanhando e esperando o próximo capítulo rs
bjss
samir