terça-feira, janeiro 26, 2010

Peru - parte 3

Continuo a escrever sobre o Peru em meio a notícia de que quase 2 mil turistas estão isolados em Águas Calientes por causa da chuva dos últimos dias. E navegando na Internet para obter mais informações, descobri que houve um tremor de Terra de 5,9graus na escala Richter a 79 km de Huaraz no dia 03/01! Como Benca não falou nada, creio não ter havido maiores problemas... :/
(...)

Cheguei em Huaraz pela manhã e fazia um pouco de frio. Peguei um táxi para o hostel Benkawasi por 4 soles. Chegando lá Benkelo - o dono - me recebeu muito bem e já disse que estava me esperando para fazermos o passeio do dia ! Como Kelly chegou 24h antes, tratou de fechar o passeio do dia seguinte ( ela não fez nada no dia que chegou porque está um pouco mal... ). A ideia , desde o Brasil, era fazer o passeio pelo lago Llaca por dois motivos bem convincentes : as fotos do lugar eram lindas e uma ótima opção para aclimatização .
Enfim encontro Kelly, tomo banho rapidinho, bebo um chá de coca e partimos ! Como não é um tour muito tradicional , tivemos que contratar um taxi privativo pois éramos as únicas interessadas ! Com isso, o passeio ficou mais caro : 130 soles por pessoa sem almoço.
Como a lagoa fica dentro do parque, precisamos nos identificar e pagar 5 soles. De onde o carro para até lá, andamos uns 45 , 50 minutos . A Kelly se cansou rápido mas foi determinada ! Em um dado momento ela parou - já na lagoa - e eu e Benkelo seguimos até a base da montanha para que víssemos os gelos despreendidos . A beleza é simplesmente indescritível e nossa pequenez, evidente ! A montanha branca com a água cor de cimento faziam parecer que eu estava em uma foto P&B ! Benca disse que eu tinha sorte porque no dia anterior o tempo estava ruim e, contrariando as probabilidades de um verão, o céu até que estava limpo naquela manhã. Eu estava tão grata de estar ali ( e já tinha tomado o remedinho que comprei em Lima ) que eu não sentia nada ! Até Benca ficou impressionado ! Ele tinha levado aspirina e lanche pra mim... caso eu sentisse o famoso efeito da altitude .
Enquanto ficávamos ali diante de tudo aquilo, ele me contou sobre o desafio que ele e mais algumas pessoas estão estruturando. Seria um percurso das montanhas até a praia em 17 horas para chamar a atenção para problemas ambientais. Se conseguirem, entrarão para o guinness pelo tempo record. Outro projeto é neutralizar os impactos ambientais dos turistas que viajam por sua agência ( Extreme ) e pelas que se interessassem também. No caso, ele calcularia a quantidade de árvores necessárias para neutralizar esse impacto de emissão de gás carbônico e acrescentaria no preço do passeio na proporção de 1 sole por cada árvore . Ao final, ele plantaria essas árvores.





Depois dessa conversa bacana, voltanos para a cidade. Antes, porém, paramos para almoçar um lomo saltado. A comida peruana decididamente é bem gostosinha !

Nenhum comentário: