quinta-feira, abril 22, 2010

Earth Day

Bom dia tripulantes da blogsfera!
Hoje, dia 22 de abril, é o dia da Terra !
Ele foi criado em 1970 pelo senador americano Gaylord Nelson e considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.
Hoje, o Dia da Terra é celebrado em quase 200 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.
Para comemorar, o site oficial do movimento convida internautas do mundo todo para registrarem suas ações - desde plantar uma árvore até liderar movimentos. Entrei no site agora e já passavam de 31 milhões de relatos!
Aqui no Brasil não há nada oficial ( os cariocas agradeceriam... Tiradentes, dia da Terra e São Jorge... que trio!) mas entre as ações isoladas destaca-se a divulgação da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil, que defende a Sustentabilidade Global. Um assunto muito, muito sério que precisa deixar de ser filosofia e discussão de ecochatos e passar para governo, sociedade e iniciativa privada.
Mais de 4.500 organizações aderiram à iniciativa dando força e legitimidade. Dentre elas, vários organismos governamentais e organizações internacionais. À luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionais reconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“soft law”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os Governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).
Assim como os outros dias que comemoramos de forma específica, esse veio pela necessidade de reservarmos um tempo para refletir sobre; da necessidade de remetermos à memória coletiva, a necessidade de lembrarmos do tema. É preocupante e temos que agir rápido; antes que nossas ações insustentáveis enterrem de vez nosso futuro na Terra...

Um comentário:

Clara del Valle disse...

definitivamente vc poderia ser jornalista!