quinta-feira, outubro 05, 2006

Mudanças

Devo me mudar. Quero começar pintando meu novo-apartamento-velho. As possibilidades de cores são muitas. Aliás, eu sou muitas. Tiro máscara, ponho máscara (ponho de volta antes que a verdade me amedronte!)
Devo admitir que seria mais fácil ser a mesma, levantar todas as manhãs sem conflitos e morrer sem jamais ter duvidado. Porém, devo admitir com mais veemência que a contradição e ambivalência nos salva, muitas vezes, da mesmice.
Posso falar por mim; esta que escreve de um jeito e vive de outro; profetiza certezas e fica explicando as exceções; que pensa de um jeito, mas faz diferente; que simplifica encontros e justifica os desencontros...
Mas voltemos à mudança. Já joguei um de meus sofás fora. A sala ficou mais espaçosa e harmoniosa. Quero que utopias venham sentar-se no que ainda restou quando minha razão estiver cansada ou meu coração descrente.
Vou mudar a cama também. Sai a cama de criança. Mais uma legitimação de que estou crescendo... e crescer me assusta. Aliás, sou, essencialmente, nostálgica. Uma vez fiz um desses testes de personalidade e lá disse que eu não aproveito a intensidade do momento em sua plenitude; mas que sozinha eu posso lembrar da sensação com uma fidelidade incrível e revivê-la. Não duvido. Repasso fotos, fatos e emails um tantão de vezes! Se você pudesse flagrar um desses momentos veria eu novamente rindo ou chorando; com raiva ou comoção e, claro, escrevendo as minhas fantasias, delícias, demagogias, dor, perplexidade e até mesmo sobre a palavra na hora errada e o silêncio na hora em que teria sido melhor falar.
Por fim a cozinha onde não devo fazer nada. Até porque não faço nada nela mesmo! Rs...
Ops , por enquanto ! Uma vez estimulada posso surpreender. Posso mobilizar pessoas para me ensinarem e ser uma aluna dedicada! Posso até fazer um prato que peça um vinho...
... e divagar sobre ações, omissões e, quem sabe, mudar bem mais que de apartamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nietzsche concorda contigo, querida: "...É mais difícil afirmar a personalidade sem hesitação e sem obscuridade do que dela se libertar de tal modo; além disso, requer muito mais espírito e reflexão."

Da msma forma que eu concordo c/ Clarice... hohoho