sexta-feira, julho 31, 2009

Coração Vagabundo

Tempinho fechado pede cinema, certo ?

Então lá fomos nós obedecer a essa máxima no Shopping da Gávea. Acho que é o shopping com mais crianças por m2 que eu já fui; o que na minha opinião é bacaníssimo uma vez que estão em cartaz muitas peças infantis por lá! Crianças no teatro: bom, não ?
Bem, mas voltando ao cinema, fomos assistir Coração Vagabundo - o documentário feito nos bastidores da turnê de Caetano Veloso nos EUA e Japão em 2004 com o disco “A foreign sound” .
Bobeirinhas a parte, ele nu no banheiro logo no início não foi o ponto alto (!) do filme. O que mais me surpreendeu foi a falta de pretensão do cineasta e do próprio com as filmagens. Não se trata de uma super produção com uma mega edição onde as palavras foram milimetricamente pensadas para manter sua verborragia (ou não...rsrs) . Tratam-se de singelas reflexões ou ações que, diversas vezes, foram hilárias ! Sua cara ao ter que comer a sobremesa rosa , surpresa ao ver o monge falar de sua música ( e daí o nome do filme) e sua confissão em relação ao desconforto de uma entrevista em inglês fizeram, de alguma forma, eu me sentir mais próxima do mito. E lembrar que ele é humano como a gente.
Ah, e seus pensamentos sobre a sua vida amorosa ?
Como disse a Lígia Nogueira , o músico demonstra estar de bem com a vida, apesar do “humor de quem já não espera nada”.

terça-feira, julho 28, 2009

Jazz Festival

Vídeos que fiz no Leblon Jazz Festival que rolou na Dias Ferreira em um sábado que prometia chuva mas trouxe clima agradável , Frejat ao meu lado e muitos gatinhos por metro quadrado... ( como tem gente bonita no Leblon !)

George Israel fica bem melhor sem a abelha rainha por perto ...

Victor Biglione - o ponto alto do evento ! Estava claro que ele se divertia. Nós também.

Mallu Magalhães . Ainda estou formando minha opinião sobre a menina prodígio ...

segunda-feira, julho 27, 2009

"Já me apalpei e sei que tenho entranhas e não parafusos, nem acredito que a
cibernética já tenha chegado a este ponto, com pai e mãe e tudo para despistar,
e este pavor sobretudo que só pode vir de mil gerações de mortos: nego-me
terminantemente a ser um robô, com este umbigo e, agora, com estas lágrimas.
Posso ser um estrangeiro, isto não discuto, um estranho - mas se necessário
vomitarei até o estômago para provar que sou humano, ou quase, tanto quanto se
pode ser nestes dias trágicos. "

Campos de Carvalho

sexta-feira, julho 24, 2009

Uma das coisas que mais me repeliam dos grandes centros era a impessoalidade das relações onde vizinhos de porta não se conheciam. No máximo desejavam "bom dia" e comentavam sobre o clima no elevador; lugar que ao longo dos anos foi se tornando, sem dúvida, um dos mais incômodos de todo o edíficio por te obrigar a ficar ali, enclausurado com o estranho da porta ao lado, sem qualquer assunto em comum, ainda que por vezes você saiba até o estilo de música que o cara gosta e ache o cheiro da comida que sai de sua cozinha uma delícia.
O que eu não tinha internalizado ainda era a minha hipocrisia em atribuir tal realidade às grandes cidades na necessidade de deixar a questão bem longe de mim. Hoje fiz tudo como sempre faço até chegar ao elevador e encontrar um menino que nunca tinha visto. Em poucos minutos descubro que ele estava ajudando na mudança do apto ao lado. Ouvindo nossa conversa, eis que a moradora aparece na porta e, para minha surpresa, era a minha dentista !!!! Tem noção ? Eu nunca tinha trocado uma palavra com a minha vizinha para quem simplesmente já tinha aberto a boca como para poucos ! Não consegui disfarçar minha surpresa ao passo que ela já disse que sabia, desconfiava ou sei lá o quê. Bom, sinceramente eu não sei porque ela não falou antes mas o que me fez refletir não foi sua indiferença ou essa coincidência que nos faz concluir que o mundo é pequeno ! Foi perceber como viajamos, aprendemos, refletimos e criticamos as relações humanas contemporâneas mas, ao mesmo tempo, estamos inseridos (até os dentes! ) nessa espiral.
O dia mal tinha começado quando tive essa pequena lição.
Mais do que reconhecer em minha vizinha a minha dentista, reconheci na vizinha da minha dentista sua hipocrisia diante do que criticava de antemão.

quarta-feira, julho 22, 2009

Beth transformou em palavras. Obrigada.


há amores que eu levo na brincadeira
- e sofro

há amores que me levam a sério
- sofrem eles

às vezes o amor sobra
às vezes o amor falta
sempre há um vício emocional
que nos impede de buscar o que se quer

Beth Almeida

sexta-feira, julho 17, 2009

Quintal da Inglaterra


Eu não caibo em mim de indignação com essa história bizarra e repugnante de duas empresas inglesas que enviaram para o Brasil 89 contêineres com mais de mil toneladas de lixo !

Tinha de tudo ! Baterias, seringas, preservativos, restos de comida e até fraldas usadas. Que a Europa nos considere um merda até nem é novidade ... mas daí a mandar a deles, já é demais !

O pior é que as tais Worldwide Biorecyclables Ltda. e a UK Multiplas Recycling Ltda. pertencem a um brasileiro que deve estar dando um monte de explicação idiota !

Aliás, pelo jeito estamos sofrendo é retalhação ! Nos mandam lixo em contêineres por navio porque antes mandamos um lixo humano de avião.

Tenha a santa paciência !

quarta-feira, julho 15, 2009

Atribuiram ao H. Vianna ...

"Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde, outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso. A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas...Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos, não é natural. Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.
Cuide bem do seu amor, seja quem for."

Herbert Vianna

domingo, julho 12, 2009

Déjà vu que nada !

Não tenho o costume de voltar a lugares por onde estive. Bem, não contam as cidades onde temos parentes, affaires ou são próximas. Estou falando das viagens dos feriados prolongados, férias merecidas e da listinha dos 1001 lugares que temos que conhecer antes de morrer. Na verdade é justamente pq a lista é grande que não me dou ao luxo de revisitar cantinhos ainda que muito especiais.

A exceção é voltar a São Luis e aos inacreditáveis Lençóis Maranhenses. Mas , como eu disse, exceção. Porque repetecos ainda são excessos.
Porém, como o acaso é chegado da contradição, nesse fds me vi novamente em Salvador; uma terra onde não sei bem o porquê, eu me encontro. Talvez os votos da Igreja do Bonfim, os orixás do Dique do Tororó ou o ritmo do Olodum tenham alguma resposta. Eu ainda não.
Pois bem , lá estava eu ... ontem... com 24h para sanar algumas pendências. E foi impressionante perceber que eu fiquei horas e horas na rua indo a lugares que não fui em dezembro ! Dos clássicos aos pequenos achados, sábado foi um dia agradabilíssimo e muito proveitoso!
E como era de se esperar, ainda há muito o que se ver...

...êta terrinha da porra !

quinta-feira, julho 02, 2009

Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias


A foto de capa parecia Chico Xavier, mas estávamos certas : era ali, no belo CCBB, que acontecia e exposição Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias. Um evento que faz parte das comemorações do ano da França no Brasil e conta com mais de 50 figurinos completos de suas criações inspiradas na África ( na minha modesta opinião as mais belas), Ásia e Espanha.

Logo de cara a primeira curiosidade : YSL não é francês ! Assim como muitas pessoas que vão para a charmosa Paris tentar seu lugar ao sol ( e muitos percebem que ela , na verdade, e a cidade Luz) , ele era um imigrante da Argélia. E ao contrário dessa massa que, em sua maioria, consegue emprego braçal, ele se aproveitou de sua influência de cultura e cores africanas para se inspirar - e deu muito certo !
Recomendo a todos que deem um pulinho lá ! A exposição fica até dia 19/07 e a entrada é gratuita.
E antes que alguém tenha dúvidas ( como a menininha que acompanhava sua mãe e viu que as maniquins da parte da África eram diferentes) não , as mulheres na África não são azuis !

"Questinário de Proust"

Qual o traço principal de seu temperamento ?
A força de vontade

Seu maior defeito ?
A timidez

A qualidade humana que você prefere ?
A indulgência

Seu personagem histórico favorito ?
Michael Jack... ( brincadeirinha ) Mademoiselle Chanel

Seus heróis favoritos na vida real ?
As pessoas que admiro

O que vc gostaria de ter sido ?
Um hippie

Seu ideal de felicidade terrestre ?
Dormir com as pessoas que amo.

O cúmulo da miséria ?
A solidão

Onde vc gostaria de viver ?
A beira mar e ao sol

Qual é o dom que vc gostaria de ter ?
A força física

Que defeito é mais fáil perdoar ?
A traição

Seu pintor preferido ?
Picasso

Seu compositor favorito é...
Bach

Sua cor preferida ?
A cor preta

O que vc detesta acima de tudo ?
O esnobismo do dinheiro

Qual é a sua máxima ?
Permitam-me que aproveite a de Noailles: " Mais honra no singular que honras no plural"

O que vc gostaria de fazer agora na sua vida?
Eu gostaria de partir, partir por muito tempo, ficar sem fazer nada, esquecer tudo, e voltar para ver se ainda sinto vontade de fazer vestidos.
YSL ( 1936 - 2008)